#UFVtemhistórias

Casa Arthur Bernardes

A construção da edificação iniciou-se em 1922 e foi concluída em 1926, em estilo eclético bastante presente nas construções mineiras até a década de 1930, sob a responsabilidade do engenheiro e ex-diretor da ESAV, João Carlos Bello Lisboa. Constitui-se em um significativo testemunho de uma das fases de maior expressão socioeconômica da cidade de Viçosa, destacando-se pelo seu porte e apuro construtivo.

Foi de propriedade do ex-presidente da República, Arthur da Silva Bernardes que ocupou o cargo entre 1922 a 1926.

Mantém todas as suas características arquitetônicas originais, conservando uma parcela significativa dos pertences mobiliários e pessoais do ex-presidente.

Arthur da Silva Bernardes residiu nessa casa por pouco tempo, somente por breves períodos de férias quando trazia sua família para descansar e rever os amigos.

Em 1989 foi decretada sua proteção pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (IEPHA – MG) ainda na administração da Prefeitura Municipal de Viçosa, e em 26 de agosto de 1996 foi transferida a sua gestão para a Universidade Federal de Viçosa vinculada à Pró Reitoria de Extensão e Cultura.

(A casa foi reaberta em agosto de 2019, e está aberta para visitação pública, estando fechada nesse momento devido à situação atual de pandemia.)
Fonte: http://www.iepha.mg.gov.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados