#UFVtemhistórias

Vila Giannetti

Em um caminho de pequenas casas sem muros ou cercas, em estilo modernista rodeada por árvores nas calçadas, encontra-se a Vila Giannetti.

Construída para ser moradia de professores da UREMG, foi idealizada por Américo René Giannetti, Secretário de Agricultura entre 1947 a 1954, que recebeu a homenagem do seu sobrenome.

No período a instituição tinha necessidades de moradias para os professores e seus familiares que iriam lecionar na instituição atendendo ao projeto Purdue – UREMG. 

A vila possuía ruas sem saída, ambiente fechado e uso exclusivo. Esse cenário se modificou em 2004, quando foi construída uma rua interligada a avenida de acesso ao centro da cidade à Universidade, sendo aberta então ao tráfego de pedestres, carros e ciclistas.

Um cenário carregado de histórias, simbolismo e preservação. Momentos de saudosismo marcam os usuários e pessoas que passam por ali.

Encontram-se atualmente na Vila Giannetti, alguns dos espaços da Secretaria de Museus e Espaços de Ciências da UFV (SEMEC), tais como os Museus de Comunicação; Ciências da Terra Alexis Dorofeef; Zoologia João Moojen e o Parque Interativo de Botânica.

Fonte: FOCCA, folha online de ciência e cultura

Disponível em: http://www.jornalismo.ufv.br/focca

Foto: Arquivo Central e Histórico da UFV

Descrição foto: Vista parcial da Vila Giannetti, ao fundo parte da cidade de Viçosa.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados