#UFVtemhistórias

Residência do Vice Diretor, hoje Museu Histórico da UFV

O êxito da missão confiada a Rolfs, que se tornou o primeiro diretor da ESAV, de 1º de agosto de 1927 a fevereiro de 1929, deve-se também, em grande parte, a João Carlos Bello Lisboa, engenheiro, educador e principal construtor. Trabalhou no planejamento e na construção do município de Ponte Nova, colaborando enormemente para a modernização daquela cidade. A partir desse trabalho, granjeou prestígio para ter o seu nome incluído na comissão de construção daquela que seria a obra mais importante do estado de Minas Gerais, a Escola Superior de Agricultura e Veterinária implantada em Viçosa, se tornando vice diretor e, a partir de 1929, diretor da escola até 1936.

Assimilando cuidadosamente as ideias do planejador e primeiro diretor da ESAV, Bello Lisboa pôde ajustá-las com propriedade às condições peculiares da época e do ambiente.

Imprimiu a essa escola uma visão cosmopolita com eficiência, tornando-a uma referência para todo o país.

Residiu nessa casa com sua família de 1925 a 1936, tempo em que ficou na cidade de Viçosa. Posteriormente, a residência foi adaptada para se tornar casa de hóspedes e, em 2012, pertinente à sua história, recebeu o Museu Histórico fundado em 1986.

O Museu Histórico, pela sua especificidade, incorpora práticas que procuram aproximar o visitante do espaço, dos personagens e da coleção, permitindo que, pelo acolhimento, pelos sentidos e pela memória, vivencie uma experiência intelectual própria e rica em relação à origem da universidade. 

Como museu universitário, além do compromisso com a valorização e preservação do acervo sob sua guarda, assume o papel de pesquisar, produzir documentação, comunicar seu acervo e potencializar a disseminação social do conhecimento para fins de ensino, pesquisa e extensão.

 Fonte: Arquivo Museu Histórico da UFV

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados