#UFVtemhistórias

Paineira

Árvore nativa do Brasil de flores grandes e vistosas, copa arredondada e tronco largo, é um dos símbolos da nossa então saudosa escola ESAV.

A paineira ficava localizada em frente a residência do Diretor, hoje atual Reitoria, ao fundo do Prédio Principal.

Tamanha era a admiração dos estudantes pela majestosa árvore que, naquela época, serviu de inspiração para o nome do primeiro jornal produzido exclusivamente por mulheres alunas da UFV, no período da UREMG. 

Assim surgiu o jornal “A Paineira”.

Causos da UFV

Contam que, em uma das aulas da turma de Agronomia em 1944 – que acontecia nos campos e lavouras existentes depois da linha do trem, hoje Refeitório e Biblioteca Central -, os discentes presenciaram a queda de um galho da paineira. Segundo relatos, naquele dia não ocorrera ventos fortes e o galho não estava seco. Dois dias depois, chegou a notícia do falecimento do sr. Peter Henry Rolfs, nos Estados Unidos, na mesma data e em horário próximo ao da queda do galho. Assim, os da época relacionaram o mistério da anunciação da paineira em torno do falecimento do Sr. Rolfs e a simbologia que ela carregava.

A antiga Paineira morreu, mas foi plantada outra que se encontra até os dias de hoje.

Obs. O Museu Histórico possui no seu acervo amostras do tronco da antiga paineira, doadas pelo Prof. Roberto da Silva Ramalho em 04/08/1986.

Foto: Arquivo Central e Histórico da UFV, Coleção Jornal “A Paineira” (disponível em http://atom.ufv.br/index.php/informationobject/browse?topLod=0&query=A+paineira&repos=)

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados