#UFVtemhistórias

O Recanto das Cigarras

O espaço Recanto das Cigarras faz parte da biodiversidade da UFV. Importante para o convívio social, tornou-se um dos lugares mais visitados da Instituição, oferecendo lindas paisagens e sendo local propício para se descontrair à sombra de árvores, brincar e contemplar a natureza; além disso, atua como área de preservação da rica diversidade da fauna e flora da região.

A área que compõe o Recanto das Cigarras deixou de ser utilizada como lavoura para o café e cana-de-açúcar ainda na antiga ESAV e, atualmente, encontra-se em processo de regeneração da flora nativa, que vem sendo conservada há aproximadamente 90 anos. Por isso, passou a ter medidas restritivas quanto à sua exploração implementadas pela UFV.

Momentos significativos marcam a história cultural do Recanto das Cigarras. Solenidades de entrega de prêmios aos servidores, shows com artistas nacionais e internacionais e os memoráveis churrascos de formatura.

Desde 2013, o Grupo de Educação e Interpretação Ambiental Trilheiros do Sauá, que integram as ações de ciência e cultura da SEMEC/PEC/UFV, realizam trabalhos de educação ambiental por meio de trilhas interpretativas na área da mata do Recanto das Cigarras, também conhecida como Mata da Biologia.

Após um período de acesso restrito à visitação do público por questões de segurança, o Recanto das Cigarras foi reaberto em novembro de 2019. 

Para saber mais: www.circuitoap.ufv.br

Foto: Arquivo Central e Histórico da UFV

Descrição foto 1: Recanto das Cigarras, ano 1971.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados