#UFVtemhistórias

A Semana do Fazendeiro

Evento criado e instituído pelos Doutores João Carlos Bello Lisboa, Jacinto Soares de Souza Lima e pelos alunos Joaquim Fernandes Braga e José Coelho da Silva.

Um breve histórico…

Com a criação da ESAV, o trabalho de difusão das atividades realizadas pela Instituição teve grande repercussão, ensejando solicitações por consultas técnicas e por cursos de breve duração. Naquela época, bem como até a atualidade, era comum a correspondência de fazendeiros, os quais enviavam cartas à Escola, pedindo informações sobre o combate a determinadas pragas, o uso de adubos químicos e indicação de melhores espécies vegetais para regiões específicas. Também eram comuns cartas solicitando catálogos de exposições realizadas pela Instituição e pedidos de compra de determinados produtos. As constantes visitas de pequenos e médios proprietários rurais à Escola, para cursos de curta duração, acabou dando origem, em 1929, à Semana do Fazendeiro. O evento reunia no Campus os agricultores e suas famílias. 

A Semana do Fazendeiro se inscreveu definitivamente no calendário da ESAV, perpetuada pela Universidade Federal de Viçosa, que a realiza anualmente, sendo considerada um marco nas origens da extensão rural no Brasil.

Foto 1: Da esquerda para a direita: José Coelho da Silva; João Carlos Belo Lisboa; Joaquim Fernandes Braga e Jacinto Soares de Souza Lima

Fonte: M. Ribeiro, Maria das Graças: “Caubóis e Caipiras. Os land grant colleges e a Escola Superior de Agricultura de Viçosa”. Revista História da Educação, vol. 10, núm. 19, janeiro-junho, 2006, pp. 105-120.

Fotos: Arquivo Central e Histórico

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados