#UFVtemhistórias

Edifício Principal – Edifício Arthur da Silva Bernardes – “Bernardão”

Construído entre 1922 e 1926, sob a responsabilidade do engenheiro João Carlos Bello Lisboa, a edificação tinha por objetivo abrigar a sede principal da ESAV – Escola Superior de Agricultura e Veterinária.  Foi centro da Administração, Diretoria, Gabinete do Diretor, Sala da Congregação, Secretaria Geral, Biblioteca e sede dos Departamentos acadêmicos. Mais tarde, os Departamentos foram sendo transferidos para sedes próprias e as salas passaram a ser ocupadas por órgãos administrativos. 

Em agosto de 1975, passa a ser denominado Edifício Arthur da Silva Bernardes. 

Foi erguida paralelamente aos edifícios que hoje abrigam a Reitoria, o Alojamento Velho, o Museu Histórico e a Estação Cultural “Estaçãozinha” desta mesma instituição sob comando do mesmo engenheiro.

Escreveu seu construtor: “A fachada primitiva projetada foi modificada, tirando-se lhe o aspecto monumental que representava, dando-se lhe linhas mais singelas e clássicas obedecendo o primeiro pavimento à ordem jônica e o segundo à coríntia”.

Concluída a construção, em 28 de agosto de 1926, foi realizada a Cerimônia de inauguração da Escola Superior de Agricultura e Veterinária, presidida pelo fundador da Instituição, Arthur da Silva Bernardes, então Presidente da República, e assistida pelo Presidente do Estado, Fernando de Mello Viana, pelo Secretário de Agricultura de MG, Daniel Serapião de Carvalho, pelo Monsenhor Alípio de Oliveira, representando o Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, por autoridades e numerosa assistência.

Foto 1: Prédio principal em construção (Fonte: Arquivo Central e Histórico)

Foto 2: Comboio presidencial que trouxe Arthur da Silva Bernardes e autoridades públicas para a inauguração da ESAV, com desembarque na estação construída como desvio para a Linha Ferroviária Leopoldina Railway. (Fonte: Arquivo Central e Histórico)

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados