UFV – SEMANA DE ARTE MODERNA – Tarsila do Amaral

Esta é Francisca, retratada com grafite pela artista modernista Tarsila do Amaral. Tarsila, brasileira, paulistana, correu o mundo com o seu talento e deixou obras que atualmente podem ser apreciadas em museus e espaços artísticos de diversos países… Assim como na Pinacoteca do campus Viçosa da UFV, que abriga Francisca.

Lembrar de Tarsila também é lembrar da Semana de Arte Moderna, que aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo (SP) entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, propondo uma renovação artístico-cultural brasileira. Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, portanto, ainda celebramos o centenário desse evento que marcou e contribuiu com o desenvolvimento da arte e da cultura do país.

É também com esse entusiasmo de renovação que, há dois anos, a Pinacoteca da UFV vem transpondo as paredes da sua sede, a antiga Casa de Hóspedes da Universidade, para apresentar suas exposições em formato virtual e se conectar com o público… E, neste 17 de fevereiro, celebra o centenário da Semana de Arte Moderna com a obra Francisca.

Mas quem foi Francisca? Bom, essa é uma pergunta que só Tarsila do Amaral poderia responder.

Instagram: ufvbroficial

Verso da obra.