Exibição de HQ em Nanquim na Estação Cultural

A Estação Cultural, em colaboração com a Pinacoteca da UFV, tem o prazer de apresentar a exposição “Olha o trem, Marden”, que ocorrerá do dia 29 de agosto ao dia 29 de setembro de 2023. A artista por trás dessa exposição é Esther Magri, estudante do Curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa. A proposta artística, selecionada por meio do Edital 012/2022/PEC da Pinacoteca da UFV, trará aos visitantes a narrativa visual da história de Marden, retratada em nanquim sobre papel.

A inspiração por trás dessa exposição é uma lenda urbana enraizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A lenda fala de um aluno chamado Marden, que teria sido atropelado por um trem enquanto retornava da universidade. Desde então, acredita-se que seu espírito vague pelos trilhos. Anualmente, no dia de sua morte, surge a inscrição “Olha o Trem Marden” em uma rua que atravessa os trilhos. No entanto, permanece um mistério quem escreve e como isso acontece.

O enredo do quadrinho gira em torno de duas pessoas que alegam ter visto Marden na universidade muitos anos após sua morte. Em 2020, devido à Pandemia de Covid-19, muitos estudantes deixaram Viçosa e os que permaneceram se isolaram. Duas pessoas tiveram a surpreendente experiência de avistar um desconhecido perambulando pelas ruas da UFV. No entanto, esse não é um desconhecido comum. Se você o encontrar, é recomendável pedir a ele que olhe para o trem! (Esther Magri)

A abertura do evento está agendada para o dia 29 de agosto de 2023, terça-feira, das 18h30 às 20h30, na Estação Cultural. Esse evento faz parte das atividades culturais e artísticas em comemoração aos 97 anos da Universidade Federal de Viçosa. A exposição oferecerá também audiodescrição para uma experiência inclusiva.

O evento é gratuito e é realizado pela UFV, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Divisão de Assuntos Culturais, da Estação Cultural e da Pinacoteca da UFV. Além disso, o evento conta com o apoio do Edital 03/2023 da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), que visa estimular a disseminação do conhecimento, apoiando e patrocinando eventos de caráter científico, tecnológico e cultural promovidos por órgãos vinculados à UFV. Também recebe apoio da Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI/UFV) e da Divisão de Eventos.

A exposição estará aberta ao público do dia 29 de agosto ao dia 29 de setembro de 2023, das 10h às 13h e das 14h30 às 18h, na Estação Cultural. Visitas em grupo poderão ser agendadas através do e-mail: estacaocultural@ufv.br.