Paula Thaís

Capoeirando em casa: contribuições para o lazer e para educação étnico-racial

A proposta inicial foi a elaboração de uma série de quatro vídeos que apresentassem ao público infantil e infanto-juvenil quatro personagens negros consagrados na cultura popular afro-brasileira, abordando suas histórias de forma lúdica, respeitosa e positiva no intuito de colaborar com a construção de uma educação étnico-racial. 

O desenvolvimento da proposta consistiu nas seguintes fases: Pesquisa bibliográfica;  Adaptação para faixa etária infantil e infanto-juvenil de forma lúdica e positiva (capaz de colaborar com o processo de construção da valorização de características físicas, culturais e históricas afro-brasileiras; Elaboração de uma ilustração da personagem; Construção do diálogo entre a história que foi contada e a apresentação de alguns elementos básicos da capoeira; Filmagem; Edição; Publicação; Divulgação.

Como resultado, até o momento, foi possível a elaboração de 2 vídeos-oficinas, uma com a adaptação da história de Zumbi dos Palmares e outra com a de Tereza de Benguela. Os produtos gerados seguem o formato de vídeos de até 10 minutos, disponibilizados na plataforma YouTube. As ilustrações utilizadas nos vídeos foram feitas manualmente, em cartolina e com lápis de cor (tendo atenção na aquisição do material para que os lápis incluíssem uma diversidade de cores tons de pele que fossem capazes de representar minimamente a rica diversidade das personagens) (Paula Thaís Prado da Silva).

Patrocínio:

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados