João Paulo

“Universo ao meu redor”

O objetivo desta proposta é apresentar um novo olhar sobre o ambiente que nos cerca. Nesta proposta, o ambiente é entendido como natural, social, político, ecológico, econômico, cultural, estético, emocional e ético.

A intenção desse trabalho é mostrar novas perspectivas através da fotografia, realizando ao longo do período de confinamento registros e desafios para o público, através das redes sociais, pois em nosso cotidiano muitas coisas passam despercebidas em função de um ritmo cada vez mais acelerado, devido às tecnologias e urbanização do mundo contemporâneo, basicamente, não percebemos os pequenos detalhes presentes em nosso dia a dia e que fazem toda a diferença para a manutenção das nossas faculdades mentais.

Para essa proposta, utilizaremos a segunda estratégia, que é conceber a fotografia como resultado de um processo de construção de sentido. A fotografia, assim concebida, revela-nos, através do estudo da produção da imagem, uma pista para se chegar ao que não está aparente ao primeiro olhar, mas que concede sentido social à foto. Para muitos artistas e intelectuais, dentre eles o poeta francês Baudelaire, a fotografia libertou a arte da necessidade de ser uma cópia fiel do real, garantindo para ela um novo espaço de criatividade.

Esta proposta visa dialogar com o público presente nas redes sociais, através de imagens e textos, apresentando símbolos, para com eles promover discussões e contribuir para o estímulo artístico através da educação popular, que “rompe com uma visão de educação tecnicista, difusora e repassadora de conhecimentos, convocando a assumir a mediação na construção social de conhecimentos implicados na vida dos sujeitos” (João Paulo de Oliveira Mendes).

Exposição no Instagram.

Patrocínio:

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados