Teatro
 

Cia. Universitária de Encenação

Com o intuito de humanizar a UFV, foi criada a Companhia Universitária de Encenação, após a conclusão da primeira Oficina Teatral da Universidade Federal de Viçosa, em 2001. Desde então foram produzidos espetáculos de qualidade reconhecida como o “Festival de Cenas Curtas”, que está em sua terceira edição, “A Morte e a Morte de Quincas Berro d`Água”, “A Gema do Ovo da Ema”, “No Reino do Rei Reinante”, “Uma Peça por Outra” e mais recentemente “A História de João Rico” entre outras, representando a universidade em diversas cidades do Brasil, entre elas Itabuna e Ilhéus na Bahia, Espera Feliz, em Minas Gerais, onde participou do I Festival de Teatro de Rua recebendo diversas indicações e, por fim, participando do VII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, no Espírito Santo.

Com tais atividades demonstra-se a capacidade e a qualidade que a Divisão de Assuntos Culturais, juntamente com seu coordenador artístico, aqui orientador Luciano Cintra e atores, possuem para a gestão e concepção de espetáculos de artes cênicas para toda a comunidade.

Em 2005 o acadêmico Fabrício Henrique de Figueiredo, orientado por Luciano Sérgio Valle de Ulhôa Cintra (diretor geral das Oficinas Teatrais da UFV e da Companhia Universitária de Encenação) e com a supervisão e aprovação do Chefe da Divisão de Assuntos Culturais criou o “Projeto Teatro Solidário da Divisão de Assuntos Culturais (DAC/UFV) – inclusão social e combate à fome através da arte!”. Pretende-se com tal projeto promover para os alunos matriculados, bem como seus familiares e toda a comunidade viçosense um ambiente de troca, reflexão e criação cênica, através do ensino, da pesquisa e da extensão, conduzidos pelo bolsista e pelo orientador.

Além de representar a universidade e a cidade em diversos festivais de teatro como já ocorreu nas cidades de Ipatinga, Juíz de Fora, São João Nepomuceno, Congonhas, São João Del Rei, Ubá, Lamim, Araponga entre outras.

As oficinas são ministradas em um ano e as inscrições ocorrem sempre no início das aulas do primeiro período.